Emergência/Urgência Equipamentos O que fazer e o que não fazer
 
Ataque cardíaco (infarto, angima, dores no peito) Monitor cardíaco. Desfibrilador. Medicamentos especiais. Equipamentos para reanimação. Parar qualquer atividade do paciente. Em caso de o paciente já tomar remédio para o coração, fazer com que ele tome os remédios já receitados. Conversar com o paciente e tranqüilizá-lo.
 
Choque alérgico (anafilaxia) Oxigênio. Medicamentos especiais. Equipamentos para traqueostomia ou entubação. Antídotos. Parar qualquer atividade do paciente. Não deixá-lo comer ou beber nada. Não dar nenhum remédio antes de o médico chegar. Em caso de picada de abelha. arrancar o ferrão e passar gelo no local.
 
Crise asmática Oxigênio. Nebulizadores. Aerosóis. Material para entubação da traquéia. Medicação específica. Tranqüilizar o paciente. Abrir as portas janelas e ventilar o ambiente. Não dar remédios sem indicação médica.
 
Acidente automobilístico Atropelamento Equipamento de proteção e imobilização. Oxigênio. Inibidores de hemorragia. Monitor cardíaco. Não mover a vitima. Estancar qualquer hemorragia, com um pano limpo. Se o pano ficar encharcado de sangue, colocar outro pano por cima sem tirar o primeiro. Confortar o paciente, mantendo-o aquecido. Não abrir a tampa do motor.
 
Laringite estridulosa Medicação especial. Oxigênio. Material para entubação traqueal. Evitar que o paciente se machuque enquanto estiver tendo o ataque. Não amarrar nem segurar o paciente. Evitar que ele morda a própria língua, tomando cuidado para não asfixiá-lo. Não colocar o dedo dentro da boca do paciente. Não deixar engolir nada durante ou imediatamente após a crise.
 
Diabetes Glicosímetro. Medicação especial. Em caso de sonolência ou coma dar açúcar, refrigerantes "cola", suco de frutas açucarado ou balas.
 
Queimaduras Lençóis. Oxigênio. Medicação especial. Molhar a área queimada com água fria. Não colocar nenhum remédio. Tranqüilizar o paciente. Cobri-lo com um lençol limpo e evitar que seu corpo esfrie. Se der febre alta e o paciente for uma criança, baixar a febre normalmente, com os métodos normais.
 
Intoxicação por medicamentos Antídotos específicos. Equipamento para lavagem estomacal. Oxigênio. Monitor cardíaco. Medicação Especial Identificar o remédio ou a substância química que foi engolida, e guardar a embalagem. Não dar nada para o paciente tomar. Se ele vomitar, guardar o material em um saco plástico para fazer exame. O paciente tem que ficar deitado de lado, para evitar a aspiração do vômito.
 
Intoxicação por gás Oxigênio. Monitor cardíaco. Medicação especial. Material para entubação traqueal. Abrir portas, janelas a ventilar o ambiente. Levar o paciente para outro cômodo e não deixá-lo dormir. Se vomitar, virar a cabeça de lado para não sufocar.
 
Intoxicação por combústivel (gasolina, metanol, querosene) Oxigênio. Monitor cardíaco. Equipamento para proteção das vias respiratórias. Medicação especial. Monitor desfibrilador. Não provocar vômito. Não mover o paciente. Não dar sólidos, água ou qualquer outro tipo de líquido. Tranqüilizá-lo constantemente.
 
Coma Monitor desfibrilador. Medicação especial. Material para vias respiratórias e traqueostomia. Mantenha sempre a cabeça do paciente virada para o lado. Controle seguidamente o pulso e a respiração. Siga as instruções do médico coordenado
 
Perda de sangue em grande quantidade Oxigênio. Inibidores de hemorragia. Estancar qualquer hemorragia, com um pano limpo. Se o pano ficar encharcado de sangue, colocar outro pano por cima sem tirar o primeiro. Confortar o paciente, mantendo-o aquecido.